segunda-feira, 18 de abril de 2011

ATIVIDADE Nº 05

NAVEGANDO ENTRE BLOGS

Caros colegas de curso!
Pesquisando os blogs sugeridos, descobri no blog: HTTP://www.acordacultura.org.br/ um ótimo exemplo de como podemos incluir o tema Africanidade, obrigatório na Educação Básica desde a   Lei Nº 10.639, de 09/01/2003,criada para desmistificar o racismo e combater a discriminação entre as diferentes culturas presente no Brasil.
A escola não pode desconsiderar este tema presente em nossa realidade e precisa intervir valorizando as diferentes formas de expressão presentes na sociedade multicultural.
Com o Projeto A Cor da Cultura, divulgado no espaço pesquisado, pode-se ter acesso a artigos, notícias, entrevistas, literaturas e vídeos, referentes ao tema, tornando-se um espaço para a discussão entre alunos, professores e pais  sobre o mito da democracia racial, que esconde a discriminação e o preconceito sofridos pelos negros e indígenas em nossa sociedade.
O referido Blog propicia a reelaboração de velhos conceitos promovendo uma educação democrática, onde os sujeitos alcançam através da interação e do conhecimento, corroborando com Orofino, (2005): “A construção de identidades individuais para além das classes sociais, a partir da potencialização da memória social”.
A partir desta discussão, com acesso a material cultural, legislações vigentes, entrevistas notícias, também se ampliam conhecimentos necessários para que se possa buscar os demais direitos dos cidadãos.
A escola, desta forma cumpre sua função de fomentar uma pedagogia crítica, tornar os sujeitos pensantes e ativos, preparado-os para atuar na sociedade contemporânea e transformá-la.

“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas“
“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce
dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” RUBEM ALVES


                                                                    REFERÊNCIAS
ALVES, Rubem. Disponível em: www.rubemalves.com.br/gaiolaseasas.htm

Um comentário: